sexta-feira, 26 de junho de 2009

O ponto preto

o diretor de uma grande empresa comercial de Nova York costumava reunir todos os anos os seus numerosos agentes, espalhados por todo o país, para uma espécie de orientação e balanço.
Certa vez, em tempo de grande crise economica, todos os agentes voltaram pessimistas e desanimados, e os seus relatorios só refletiam derrotismo. O diretor escutou em silencio as lamúrias de cada um dos seus auxiliares. Depois, levantou-se e em silencio suspendeu na parede um grande cartaz branco com um pequeno ponto preto no centro. E perguntou a um dos agentes:
-Que é que está vendo?
-Um ponto preto - respondeu o interrogado
-E você? Perguntou ao outro.
-Um ponto preto num papel branco
-E voce?
-O mesmo
-E voce?
-Um ponto preto
-E voce?
-Um ponto preto num cartaz branco.
-Mas será possivel- exclamou o diretor- que voces todos enxergem apenas um ponto preto, ou entao um ponto preto em papel branco? Será que ninguem enxerga um enorme cartaz branco com um pequeno ponto preto?quando o branco é mil vezes maior que o preto? (extraido de O caminho da felicidade de Huberto Rohden)

Eu tenho a tendência de exaltar o pontinho negativo. Ignoro a luz e me atenho ao pontinho preto. Essa é uma imagem que aparece em minha mente. Um ponto preto eclipsando a Luz Solar. Preciso da luz, como todos os seres humanos precisam. Porém sempre falta educar nós mesmos, indo em direção ao que somos e não nos confundirmos com nossas defesas, entraves, medos, inseguranças, nossas máscaras, nossas mentiras que tomamos como verdades. Nós seres humanos podem re-começar. Não do zero, mas do que deu certo e do que deu errado e construirmos coisas melhores não para nosso uso pessoal somente, mas irradiar nossa experiencia para ajudar os companheiros de viagem que muito podem aprender com o que temos para ensinar. E também refletir ao re-passar para o outro. Ajudar o próximo sem esperar retorno nem recompensa. As vezes o prêmio é muito sútil. Um sorriso leve, um gesto, um abraço, uma palavra... Nos apegamos demais aos pequenos pontinhos negros, e vamos trocando a luz pela escuridão sem perceber. Quanta luz deixamos de contemplar ao exaltarmos somente a negatividade? É preciso mudarmos os olhares. Como dizia nosso Mestre:

''A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz (...) Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!''




Nenhum comentário:

Postar um comentário