sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Duas horas

Duas horas de conversa. Começamos com o tema ''conversão'' e terminamos falando de Caim. E depois de conversão de novo. Eu argumento que antes de qualquer doutrina existe um anseio do sujeito que está sendo catequisado. Esse anseio é o de encontrar no que intenciona converter ouvidos receptivos e que muitos religiosos colocam suas biblias ou doutrinas á frente deles mesmos, separando-os do ouvinte, o que faz com que exista uma barreira, e o que era para ser uma palavra delibertação, torna-se uma palavra de tédio. Meu colega concorda com isso. Mas não concorda que servir ao próximo, cuidar dele, etc, por si só levam para a salvação. Essa salvação deveria vir apenas de Cristo. Ai cito Gandhi. O homem que disse aos missionários cristãos '' aceito vosso Cristo, mas não vosso cristianismo.'' E que mobilizou milhões de pessoas para a libertação pacifica de uma nação. Meu parceiro diz que nada disso adianta se não conhecer e não se converter para Cristo. Eu digo que é possivel ser convertido sem nunca ter ouvido falar de Cristo. Mas ai me perguntei, oras, a teologia ocidental considera que nascemos em pecado. Dessa forma é que é possivel a conversão, o retorno á Deus, e a palavra religião significar re-ligar. Re-ligar o homem á realidade espiritual. Bem, só religo algo que já foi ligado. Então...
AHHHHHHHHHHHH
deixa pra lá

2 comentários:

  1. Bom dia
    Estava a comentar o seu post e carreguei numa tecla e apaguei tudo sem querer.
    Ainda não sei trabalhar com o computador como muitos mas vou aprendendo todos os dias.
    Agradeço a visita e desejo-lhe tudo de bom.
    Comentando o seu post devo dizer-lhe que a nossa vida temos de passar por algumas provas e se quisermos vencer teremos de lutar sempre.
    Todas as religiões tem coisas boas. Outras erradas e incorrectas.
    Não se pode falar de Deus e de dinheiro. Comprar o Céu com valores materiais é impensável.
    Nós só poderemos amar a Deus se O conhecermos. Ele Deu-nos Cristo o Seu filho para nós humanamente O podermos amar e a todos os irmãos.
    Conhecendo-O precisamos de lhe ter amizade e segui-Lo com Fé acreditando que Ele nos veio trazer e dar uma nova filosofia de vida.
    O pecado é uma coisa que tambem não entendo muito e que eu só posso traduzir em fazer mal e prejudicar os outros roubando-lhes o pão e a dignidade de pessoas iguais a Cristo.
    Ninguem nasceu com pecado. Hoje a Igreja Católica, a que pertenço, está a mudar estas afirmações.
    A Biblia a separar os catequisandos nem é bom nem é mal. O que separa as pessoas são as ideias e as barreiras criadas para manter distâncias.
    Um bom catequista é aquele que aproxima todos à sua volta e os cativa pela palavra e a presença de Cristo no meio dos homens.
    Ficarei à sua disposição em tudo quanto puder ajudar a ser mais e melhor como homem e se possivel como alguem que encontra valores correctos para seguir e dar sentido à sua vida.
    Cristo será sempre esse caminho.
    Vamos segui-LO.......... ??
    Eu sempre O procuro todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. Religião é um tema bastante polêmico. Sou católica! Fui criada com os ensinamentos do catolicismo desde que nasci. Minha mãe - já falecida - foi catequista. Sempre tive Deus muito presente na minha vida.
    Bom fim de semana!
    beijos

    ResponderExcluir