quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Construção II

(Desculpem pelos erros de digitação, é que o texto foi produzido altas horas da noite e eu já estava bem cansado. Porém não quero corrigir os erros no texto agora que estou descansado, pois eu o escrevi cheio de emoção e assim quero que ele fique.)

Meu amigo espirita me convidou para participar de uma sessão no centro no qual ele atua. Bem, eu não tenho religião. Sou da opinião em que se Deus está por toda parte, então toda a religião séria contém seu sopro, apesar das deturpações que os mistérios sofrem quando resolvem institucionalizar Deus como boa parte das religioes fazem. Deus não pode, na minha opiniao, ser exclusivo de uma religiao ou outra. O proprio Papa João Paulo II reconheceu a presença do verbo em outras religiões. Bem, a experiencia com o Mistério é antes de mais nada sublime e silenciosa. Desconfio dos religiosos que invocam ou evocam o Mistério á partir de gritos, berros. A experiencia é individual e extremamente subjetiva.
Havia tempos que nao via meu querido amigo referido no começo do texto. Hoje o revi. O revi em meio á missão á qual ele dedica a vida dele á tantos anos: indicar caminhos para os seres humanos, encarnados ou não. Confesso que nunca havia participado de sessões espiritas. Confesso também que não tenho a compreensão racional dos fenomenos que acontecem ali, embora algumas vezes tentei dar para eu mesmo explicações que viessem de acordo com a natureza psicológica para responder esses mistérios. Inegavel que em dado momento eu mesmo podia sentir certas coisas que eu sei que nao fazem parte das minhas sensações cotidianas. Fato é que as pessoas ali presentes, independentemente das questões espirituais faziam algo belo do ponto de vista humano: cuidar um do outro e juntos construirem relações de ajuda e de união entre todos pelo bem de cada pessoa ali presente, fisicamente ou não, de acordo com a doutrina espirita. Cada vez mais eu me convenço de que as religiões devem antes de mais nada re-ligar o homem ao seu próximo pela solidariedade, pelo cudiado... pelo construir. As religioes ocidentais julgam que o homem nasce impuro, por isso da palavra religiao significar religar o homem á Deus, pois nascndo impuro, está o homem desligado de Deus quando aquele vem para a terra. Mas honestamente, que homem na face da terra pode ser ligado á Deus se nao passa pela experiencia de ser solidario em conjunto com outros seres humanos? Juntos nos ajudamos, diminuimos nossas angustias, nossas dores, nossos sofrimentos, nossos problemas... acreditando e convivendo com bons homens conseguimos nos sentir mais á vontade e mais motivados até para sentir com mais plenitude o Mistério. Acredito sinceramente nisso.

Grato meu caro amigo pelo apoio e pela atenção quando intencionei abandonar tudo. Teus braços estendidos, seu sorriso e sua disposição em ajudar me mostraram que podemos sempre Re-começar de novo, mesmo quando tivermos a sensação de que nosso modo de ser no mundo não tem dado certo e nao via mais perspectivas. Não somos prontos, não estamos prontos. Nao somos acabados. Somos seres de possibilidades e mais possibilidades de vir-a-ser. Se o que somos agora não deu certo, tentemos outros jeitos... e pra frente... pra frente usando-se sempre da práxis de Paulo Freire - a dialetica da reflexão do meu agir.

5 comentários:

  1. Sou da opinião que a religião não salva ninguém, o que nos salva são as atitudes que temos, nossa boa conduta, honestidade, ética, amor ao próximo. Mas também acho que o ser humano tem que ter em que acreditar, precisa seguir uma doutrina. Sou católica e gosto muito da minha religião.
    Quanto as outras postagens sobre o Padre Fábio de Melo, eu gosto muito dele. Já encontrei na internet textos maravilhosos atribuídos a ele. Eu acho que ele tem uma maneira diferente de aproximar as pessoas de Deus.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. ééé, o lado bom é ter a oportunidade de conhecer outros rumos espirituais.
    mas é um assunto bm mais complexo e pelo q li precisa de mais digamos...conhecimento pra se ter uma conclusão mais eficaz...
    sobre o padre fabio ...viji adoro ele.
    simplesmente demais...

    mto bom seu blog.
    bom apssar em cantinhos assim.
    inteligentes e agradáveis.
    tá mais q convidad a vir no
    www.bocadekabide.blogspot.com

    e quem sabe comentar e votar se gostar de lá ...
    voltarei mais vezes.
    abraços e ótimo fds.

    ResponderExcluir
  3. QUE BOM QUE SOMOS SERES DE POSSIBILIDADES.
    NESSA FRASE, DISSESTES TUDO!

    ResponderExcluir